Editorial

periferias 1 | o Paradigma da Potência

ilustração: Juliana Barbosa

Por uma rede internacional das periferias

periferias 1

| brasil |

O Instituto Maria e João Aleixo (IMJA) busca contribuir para a construção de uma  rede que conecte as Periferias de todo o mundo. A Revista Periferias se apresenta como veículo estratégico nessa direção. A concepção e formulação desta publicação é um grande desafio para o Instituto e corpo editorial. Pensar e formular a partir da Potência das Periferias e de seus sujeitos demanda transpor as barreiras da meritocracia acadêmica com uma pluralidade estética de narrativas, reunindo linguagens e formas periféricas de comunicação de diversos países. Publicá-la em quatro idiomas — Português, Espanhol, Francês e Inglês — é uma tarefa desafiante e faz parte desse empenho.

O objetivo da Revista Periferias é aproximar pesquisadores(as), ativistas, artistas, moradores e moradoras de Periferias de todo o mundo, interessados em  partilhar experiências múltiplas. O tema de edição de lançamento e premissa de atuação da Revista é  “O Paradigma da Potência e a Pedagogia da Convivência”. Seu princípio norteador é a construção de novas narrativas que disputem  adjetivações estigmatizantes utilizadas para denominar territórios e seus sujeitos. O contra-argumento, o qual denominamos por Potência, é o poder inventivo das Periferias: a capacidade de gerar respostas práticas e legítimas às condições desiguais, que se configuram como formas contra hegemônicas de vida em sociedade. Propomos discutir a Potência das Periferias como  afirmação do direito à convivência democrática, ressaltando suas formas e processos plurais de expressão politica, cultural, estética e social.

O Paradigma da Potência  busca, por meio da produção plural, sensível e descentralizada  do conhecimento,  construir novas  concepções e narrativas das Periferias, de seus sujeitos e dinâmicas, com a finalidade de incidir sobre a política e, em última instância, disputar o projeto de radicalização democrática da sociedade.

Em seu número inaugural, Periferias apresenta o  artigo de abertura “O Paradigma da Potência e a Pedagogia da Convivência”; entrevista Ailton Krenak, importante liderança indígena para o América Latina; traz artigos acadêmicos da Maré - Rio de Janeiro, Cidade da Praia - Cabo Verde, Molenbeek - Bruxelas; e apresenta a seção Narrativas Estéticas: ensaio fotográfico com Imagens do Povo; Depoimento sobre a vida em prisão na Escócia; História em quadrinhos sobre a atividade mineradora em Goa - Índia; Poesia Maloqueirista, de São Paulo; e ainda resenhas e a Carta da Maré - Manifesto das Periferias, traduzida para dez idiomas.

Embarque conosco nesse movimento às periferias do mundo!


 

Edições Anteriores

Assine nossa newsletter