v.1  n.3  2019
Experiências Alternativas
v.1  n.3  2019
Experiências Alternativas
Narrativas

COMPARTILHE

PDF

UM SALVE ÀS PERIFERIAS

Ensaio Fotográfico: a Periferia narrada pelos periféricos 

Em uma narrativa presente em boa parte da mídia, o desconhecimento sobre os territórios periféricos produz e estimula preconceitos e estereótipos, o que afeta diretamente a vidas dos moradores e moradoras na busca por trabalho formal e, ainda, legitima a violência contra eles. Mas dos nossos ancestrais herdamos outras formas de narrar nossa própria história, a princípio de forma oral - a mais íntima e afetiva, ainda mais bela e poética - que com o passar do tempo foram se multiplicando: o samba, o hip-hop, o funk, os vídeos, a dança, o grafite, o cordel, a poesia, o slam e a fotografia, dentre outras, que tanto já estão por aí ou que ainda serão inventadas e apropriadas. O Imagens do Povo e a Revista Periferias saúdam as periferias do Brasil com um olhar descolonizado e com o máximo respeito aos seus crias. Através do ensaio coletivo “Um Salve às Periferias”, realizado por fotógrafos e fotógrafas brasileiros(as) que moram e amam seus territórios. Destacamos os esforços das periferias de estarem mais próximas na caminhada em busca de afirmar direitos e inventar estilos de vida.

Bira Carvalho - Curador
Imagens do Povo

 

Arcasi   |   Brasil

instagram: @_arcasi

Artista afroindígena da Marambaia, nasceu em Belém-Pará. Desde 2006 desenvolve experimentações com poesia, fotografia e performance. Participou do Programa de Práticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Arte Visuais do Parque Lage (2015), estuda História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ e integra os coletivos Casa da Quinta e Afroresistências.

lopesarcasi@gmail.com
Francisco Cesar   |   Brasil

instagram: @francisco_cesar1

Francisco Cesar é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares, 2009. Trabalhou no Programa Imagens do Povo entre 2009 e 2011 e participou do Curso de Formação de Educadores em Fotografia, em 2010. Integra o Coletivo Multimídia Favela em Foco. Participou das coletivas: “Caçadores de Sonhos”, que inaugurou a Galeria 535, na Maré, em 2010; “As muitas Faces de Jorge”, no Museu do Folclore – RJ, em 2010; e da mostra “Prazer, sou do povo”,  no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa – RJ, ambas em 2011.

franciscocesar@prontonmail.ch
Gustavo Costa   |   Brasil

instagram: @pretodeomolu
https://www.behance.net/gustavoroo61b2/

Fotógrafo, estudante de Geografia e militante do Movimento Negro periférico. Morador de Sabiaguaba, periferia da cidade de Fortaleza. Encontrou-se com a fotografia aos 16 anos e, desde então, nunca mais parou de registrar. Seus trabalhos giram em torno da fotografia documental, fotojornalismo, fotografia de paisagem e retratos, utilizando-se da fotografia como ferramenta de mudança social. Atualmente, além dos trabalhos individuais, compõe o coletivo Zóio, grupo de fotógrafos(as) residentes nas periferias locais. Os trabalhos focam em ações formativas em fotografia básica, assim como em comunicação popular.

gustavoroots092@gmail.com
Horacius de Jesus   |   Brasil

Facebook: favelaumafotopordia

Horacius de Jesus, Artista visual, educador social, fotógrafo, ativista cultural, residente no Morro das Pedras em Belo Horizonte/MG. Começou a vida artística na poesia e a fotografia veio a complementar visualmente os escritos poéticos. Sua identidade artística são fotos do cotidiano de vilas e favelas, com foco voltado à memória, identidade e território. Administrador das páginas no Facebook e Instagram intitulada “Favela, uma foto por dia”, onde divulga o seu trabalho e a favela. Coordenador do Projeto Morro Verde- Horta urbana; Educador social no Programa Projovem adolescente; Ativista cultural na Associação Cultural e Artística.

horaciusdejesus@gmail.com
Joyce S. Vidal   |   Brasil

instagram: @Joycesouvidaphotographer
https://www.behance.net/JoyceVidal

Nascida e criada no bairro de periferia chamado Carlito Pamplona. Iniciou seus estudos em audiovisual e fotografia no ano de 2010 e, desde então, passou a frequentar as escolas de artes da cidade onde reside, Fortaleza-Ceará. Graduada no curso de Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Atua no Coletivo Zóio desde o ano de 2015. Trabalha com foco nas temáticas sobre resistência e existência, principalmente por dialogar bastante sobre questões voltadas para o povo negro e a mulher negra, em especial.

joycecsv@gmail.com
Leonice Oliveira   |   Brasil

Flickr: oliveiraleonice
Instagram: @sweetleka

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará e moradora de periferia da Região Metropolitana de Belém. Dedica seu trabalho ao registro da vida das pessoas que estão em seu cotidiano ou em sua história.

Leonice Oliveira
Matheus Affonso   |   Brasil

facebook: @matheusaffonso.moreira
instagram: @affonsodalua

Fotógrafo favelado/LGBT vem desenvolvendo, ao longo de 4 anos , um trabalho de identidade territorial, criando novas narrativas para o corpo LGBT favelado,

affonsophotos@gmail.com
Bira Carvalho   |   Brasil

Bira Carvalho é Coordenador do projeto Imagens do Povo – Observatório de Favelas.

birafotos@gmail.com
IMAGENS DO POVO   |   Rio de Janeiro, Brasil

www.imagensdopovo.org.br

VOLTAR AO TOPO
EDIÇÕES ANTERIORES
Democracia e Periferia v.2  n.2  2018
O Paradigma da Potência v.1  n.1  2018
ASSINE NOSSA NEWSLETTER