Narrativas

periferias 3 | experiências alternativas

foto: Mateus Afonso

Um salve às periferias

ensaio fotográfico A Periferia narrada pelos periféricos

organização: Bira Carvalho | Imagens do Povo

| Brasil |

Em uma narrativa presente em boa parte da mídia, o desconhecimento sobre os territórios periféricos produz e estimula preconceitos e estereótipos, o que afeta diretamente a vidas dos moradores e moradoras na busca por trabalho formal e, ainda, legitima a violência contra eles. Mas dos nossos ancestrais herdamos outras formas de narrar nossa própria história, a princípio de forma oral — a mais íntima e afetiva, ainda mais bela e poética — que com o passar do tempo foram se multiplicando: o samba, o hip-hop, o funk, os vídeos, a dança, o grafite, o cordel, a poesia, o slam e a fotografia, dentre outras, que tanto já estão por aí ou que ainda serão inventadas e apropriadas. O Imagens do Povo e a Revista Periferias saúdam as periferias do Brasil com um olhar descolonizado e com o máximo respeito aos seus crias. Através do ensaio coletivo “Um Salve às Periferias”, realizado por fotógrafos e fotógrafas brasileiros/as que moram e amam seus territórios. Destacamos os esforços das periferias de estarem mais próximas na caminhada em busca de afirmar direitos e inventar estilos de vida.

Bira Carvalho
Imagens do Povo
Observatório de Favelas

 

Arcasi | Brasil |

instagram: @_arcasi

Artista afroindígena da Marambaia, nasceu em Belém-Pará. Desde 2006 desenvolve experimentações com poesia, fotografia e performance. Participou do Programa de Práticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Arte Visuais do Parque Lage (2015), estuda História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ e integra os coletivos Casa da Quinta e Afroresistências.

lopesarcasi@gmail.com

Francisco Cesar | Brasil |

Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares, 2009. Trabalhou no Programa Imagens do Povo entre 2009 e 2011 e participou do Curso de Formação de Educadores em Fotografia, em 2010. Integra o Coletivo Multimídia Favela em Foco. Participou das coletivas: “Caçadores de Sonhos”, que inaugurou a Galeria 535, na Maré, em 2010; “As muitas Faces de Jorge”, no Museu do Folclore – RJ, em 2010; e da mostra “Prazer, sou do povo”,  no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa – RJ, ambas em 2011.

franciscocesar@prontonmail.ch

@francisco_cesar1

Gustavo Costa | Brasil |

instagram: @pretodeomolu
https://www.behance.net/gustavoroo61b2/

Fotógrafo, estudante de Geografia e militante do Movimento Negro periférico. Morador de Sabiaguaba, periferia da cidade de Fortaleza. Encontrou-se com a fotografia aos 16 anos e, desde então, nunca mais parou de registrar. Seus trabalhos giram em torno da fotografia documental, fotojornalismo, fotografia de paisagem e retratos, utilizando-se da fotografia como ferramenta de mudança social. Atualmente, além dos trabalhos individuais, compõe o coletivo Zóio, grupo de fotógrafos(as) residentes nas periferias locais. Os trabalhos focam em ações formativas em fotografia básica, assim como em comunicação popular.

gustavoroots092@gmail.com

Horacius de Jesus | Brasil |

Facebook: favelaumafotopordia

Horacius de Jesus, Artista visual, educador social, fotógrafo, ativista cultural, residente no Morro das Pedras em Belo Horizonte/MG. Começou a vida artística na poesia e a fotografia veio a complementar visualmente os escritos poéticos. Sua identidade artística são fotos do cotidiano de vilas e favelas, com foco voltado à memória, identidade e território. Administrador das páginas no Facebook e Instagram intitulada “Favela, uma foto por dia”, onde divulga o seu trabalho e a favela. Coordenador do Projeto Morro Verde- Horta urbana; Educador social no Programa Projovem adolescente; Ativista cultural na Associação Cultural e Artística.

horaciusdejesus@gmail.com

Joyce S. Vidal | Brasil |

instagram: @Joycesouvidaphotographer
https://www.behance.net/JoyceVidal

Nascida e criada no bairro de periferia chamado Carlito Pamplona. Iniciou seus estudos em audiovisual e fotografia no ano de 2010 e, desde então, passou a frequentar as escolas de artes da cidade onde reside, Fortaleza-Ceará. Graduada no curso de Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Atua no Coletivo Zóio desde o ano de 2015. Trabalha com foco nas temáticas sobre resistência e existência, principalmente por dialogar bastante sobre questões voltadas para o povo negro e a mulher negra, em especial.

joycecsv@gmail.com

Leonice Oliveira | Brasil |

Flickr: oliveiraleonice
Instagram: @sweetleka

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará e moradora de periferia da Região Metropolitana de Belém. Dedica seu trabalho ao registro da vida das pessoas que estão em seu cotidiano ou em sua história.

Leonice Oliveira

Matheus Affonso | Brasil |

facebook: @matheusaffonso.moreira
instagram: @affonsodalua

Fotógrafo favelado/LGBT vem desenvolvendo, ao longo de 4 anos , um trabalho de identidade territorial, criando novas narrativas para o corpo LGBT favelado,

affonsophotos@gmail.com

Bira Carvalho | Maré, Rio de Janeiro, Brasil |

[em memória] Coordenador do projeto Imagens do Povo, é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e “rueiro”; gosta mesmo é de parar na Rua principal da Nova Holanda, e é desta vivência que saem inspirações para fotografar as ruas da Nova Holanda. É formado em áudio e vídeo pela Escola de Comunicação Crítica, é formado ainda em mediação de conflito pela fundação Getúlio Vargas. Morador da Nova Holanda por quase 50 anos, Bira foi uma grande liderança comunitária no Conjunto de Favelas da Maré. Sua participação na revista Periferias foi decisiva, desde a primeira edição, como diretor de fotografia. 

 

@bira_carvalho_

Edições Anteriores

Assine nossa newsletter