UM SALVE ÀS PERIFERIAS
Ensaio Fotográfico: a Periferia narrada pelos periféricos - Curadoria: Bira Carvalho - Imagens do Povo
Ensaio Fotográfico: a Periferia narrada pelos periféricos
Em uma narrativa presente em boa parte da mídia, o desconhecimento sobre os territórios periféricos produz e estimula preconceitos e estereótipos, o que afeta diretamente a vidas dos moradores e moradoras na busca por trabalho formal e, ainda, legitima a violência contra eles. Mas dos nossos ancestrais herdamos outras formas de narrar nossa própria história, a princípio de forma oral - a mais íntima e afetiva, ainda mais bela e poética - que com o passar do tempo foram se multiplicando: o samba, o hip-hop, o funk, os vídeos, a dança, o grafite, o cordel, a poesia, o slam e a fotografia, dentre outras, que tanto já estão por aí ou que ainda serão inventadas e apropriadas. O Imagens do Povo e a Revista Periferias saúdam as periferias do Brasil com um olhar descolonizado e com o máximo respeito aos seus crias. Através do ensaio coletivo “Um Salve às Periferias”, realizado por fotógrafos e fotógrafas brasileiros(as) que moram e amam seus territórios. Destacamos os esforços das periferias de estarem mais próximas na caminhada em busca de afirmar direitos e inventar estilos de vida.
Bira Carvalho - Curador
Imagens do Povo
Observatório de Favelas

Na luta pelos direitos LGBT - O projeto Eeer vem desenvolvendo intervenções fotográficas como ferramenta de intervenção política, criando novas narrativas para a população LGBT favelada

Resistência estampada no corpo - O projeto Eeer vem fotografando o movimento Drag Queen favelado, interferindo diretamente em pontos historicamente machistas e homofóbicos, lutando não só por direitos iguais, mas sim pelo direito de existir!

Feira do Entroncamento (2017): feira livre em atividade realizada há mais 40 anos. É localizada no ponto de interseção entre as principais vias de tráfego da região metropolitana da cidade de Belém/PA: a BR-316, a Avenida Almirante Barroso, a Avenida Pedro Álvares Cabral e a Avenida Augusto Montenegro. Trata-se de uma área de grande fluxo e fica a poucos metros de distância do Memorial da Cabanagem (1985).

Carro de Feira/Série Andante (2016): carro de Feira é um ônibus (particular) que presta o serviço de transporte de pessoas, cargas e correspondências no interior do município de São Miguel do Guamá/PA. É por meio dele que trabalhadores rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus levam, semanalmente, suas produções para a Feira da 25, em Belém/PA.

Barbearia no morro do Alemão. Imagem captada em um das saídas fotográficas do Imagens do Povo em 2011.

Imagem pertence a série Profissões. Barbeiro: a arte de cuidar do outro.

A vida nas baixadas de Belém: o retrato cotidiano dos moradores que vivem aos arredores dos portos fluviais na orla do rio Guamá, dividindo a vida entre o viver num centro urbano e o viver ribeirinho entre portos, rio, palafitas e barcos.

Vila do Mar - extensa, começa no bairro Pirambu e vai até a Barra do Ceará. A foto faz parte de um ensaio que venho realizando desde o ano de 2015 - Praias Periféricas.

Praia do Titanzinho - Bairro Serviluz - É também um do ponto de encontro nos finais de semana para as pessoas tomar aquele banho de mar, jogar futebol, surfar e apreciar um incrível pôr do sol. A foto faz parte de um ensaio que venho construindo desde o ano de 2015 - Praias Periféricas.

Located in Messejana, Fortaleza, the Messejana Fair is one of the principle commerce and culture points for the populations of the peripheries. The majority of the people that sell and buy at the fair are residents of the peripheries adjacent to the neighborhood.
Arcasi | Brasil |
instagram: @_arcasi
Artista afroindígena da Marambaia, nasceu em Belém-Pará. Desde 2006 desenvolve experimentações com poesia, fotografia e performance. Participou do Programa de Práticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Arte Visuais do Parque Lage (2015), estuda História da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ e integra os coletivos Casa da Quinta e Afroresistências.
lopesarcasi@gmail.comFrancisco Cesar | Brasil |
instagram: @francisco_cesar1
Francisco Cesar é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares, 2009. Trabalhou no Programa Imagens do Povo entre 2009 e 2011 e participou do Curso de Formação de Educadores em Fotografia, em 2010. Integra o Coletivo Multimídia Favela em Foco. Participou das coletivas: “Caçadores de Sonhos”, que inaugurou a Galeria 535, na Maré, em 2010; “As muitas Faces de Jorge”, no Museu do Folclore – RJ, em 2010; e da mostra “Prazer, sou do povo”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa – RJ, ambas em 2011.
franciscocesar@prontonmail.chGustavo Costa | Brasil |
instagram: @pretodeomolu
https://www.behance.net/gustavoroo61b2/
Fotógrafo, estudante de Geografia e militante do Movimento Negro periférico. Morador de Sabiaguaba, periferia da cidade de Fortaleza. Encontrou-se com a fotografia aos 16 anos e, desde então, nunca mais parou de registrar. Seus trabalhos giram em torno da fotografia documental, fotojornalismo, fotografia de paisagem e retratos, utilizando-se da fotografia como ferramenta de mudança social. Atualmente, além dos trabalhos individuais, compõe o coletivo Zóio, grupo de fotógrafos(as) residentes nas periferias locais. Os trabalhos focam em ações formativas em fotografia básica, assim como em comunicação popular.
gustavoroots092@gmail.comHoracius de Jesus | Brasil |
Facebook: favelaumafotopordia
Horacius de Jesus, Artista visual, educador social, fotógrafo, ativista cultural, residente no Morro das Pedras em Belo Horizonte/MG. Começou a vida artística na poesia e a fotografia veio a complementar visualmente os escritos poéticos. Sua identidade artística são fotos do cotidiano de vilas e favelas, com foco voltado à memória, identidade e território. Administrador das páginas no Facebook e Instagram intitulada “Favela, uma foto por dia”, onde divulga o seu trabalho e a favela. Coordenador do Projeto Morro Verde- Horta urbana; Educador social no Programa Projovem adolescente; Ativista cultural na Associação Cultural e Artística.
horaciusdejesus@gmail.comJoyce S. Vidal | Brasil |
instagram: @Joycesouvidaphotographer
https://www.behance.net/JoyceVidal
Nascida e criada no bairro de periferia chamado Carlito Pamplona. Iniciou seus estudos em audiovisual e fotografia no ano de 2010 e, desde então, passou a frequentar as escolas de artes da cidade onde reside, Fortaleza-Ceará. Graduada no curso de Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Atua no Coletivo Zóio desde o ano de 2015. Trabalha com foco nas temáticas sobre resistência e existência, principalmente por dialogar bastante sobre questões voltadas para o povo negro e a mulher negra, em especial.
joycecsv@gmail.comLeonice Oliveira | Brasil |
Flickr: oliveiraleonice
Instagram: @sweetleka
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará e moradora de periferia da Região Metropolitana de Belém. Dedica seu trabalho ao registro da vida das pessoas que estão em seu cotidiano ou em sua história.
Leonice OliveiraMatheus Affonso | Brasil |
facebook: @matheusaffonso.moreira
instagram: @affonsodalua
Fotógrafo favelado/LGBT vem desenvolvendo, ao longo de 4 anos , um trabalho de identidade territorial, criando novas narrativas para o corpo LGBT favelado,
affonsophotos@gmail.com
Bira Carvalho | Brasil |
Bira Carvalho é Coordenador do projeto Imagens do Povo – Observatório de Favelas.
birafotos@gmail.com