Ensaios Fotográficos

periferias 4 | escola pública: potências e desafios

foto: Barbara Dias

Imagens do povo

Protagonismo Estudantil: a escola para, por e dos estudantes

Bira Carvalho
Aruan Braga
Imagens do Povo
Observatório de Favelas

| Brasil |

O programa Imagens do Povo e a Revista Periferias publicam "Protagonismo Estudantil", ensaio fotográfico que propõe o diálogo entre os trabalhos da fotógrafa Bárbara Dias e do fotógrafo Antônio Dourado, convidados da edição. No atual cenário brasileiro as disputas por uma educação pública capaz de superar as desigualdades sociais e afirmar a potência dos sujeitos oriundos das periferias se faz imprescindível, afinal, é sobretudo este o público da escola pública. Vivemos no Brasil um nítido processo de redução de investimento na educação e do cerceamento do pensamento e da ação crítica. Caminho que irá aprofundar hierarquias e segregações sociais. Este ensaio nasce como resposta a ele: primeiro, como reverência à juventude que luta pela escola pública e, em segundo lugar, como uma provocação para a retomada do protagonismo dos estudantes na afirmação de seus direitos. Tanto nas cenas deste ensaio como no cotidiano das escolas públicas brasileiras, os jovens estudantes demonstram sua capacidade para reinventar e transformar suas escolas no sentido de construir a autonomia, promover a liberdade e estimular o pensamento crítico.




 

Observatório de Favelas | Brasil |

Fundado em 2001, o Observatório de Favelas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, Rio de Janeiro. dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. A instituição tem como missão construir experiências que superem as desigualdades e fortaleçam a democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Desenvolvemos programas e projetos prioritariamente nos seguintes eixos: Direito à Vida e Segurança Pública, Comunicação, Arte e Território, Educação e Políticas Urbanas.

observatoriodefavelas.org.br

whatsapp 

@observatoriodefavelas @defavelas @defavelas

Aruan Braga | Brasil |

Aruan é diretor do Observatório de Favelas e coordenador do eixo de Políticas Urbanas da organização. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) com licenciatura completa em Sociologia (FE/UFRJ). Mestre pelo Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ) com a dissertação “Conselhos Territoriais em Favelas Cariocas: atores locais, organizações sociais e políticas públicas”.

aruan@observatoriodefavelas.org.br

Bira Carvalho | Maré, Rio de Janeiro, Brasil |

[em memória] Coordenador do projeto Imagens do Povo, é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e “rueiro”; gosta mesmo é de parar na Rua principal da Nova Holanda, e é desta vivência que saem inspirações para fotografar as ruas da Nova Holanda. É formado em áudio e vídeo pela Escola de Comunicação Crítica, é formado ainda em mediação de conflito pela fundação Getúlio Vargas. Morador da Nova Holanda por quase 50 anos, Bira foi uma grande liderança comunitária no Conjunto de Favelas da Maré. Sua participação na revista Periferias foi decisiva, desde a primeira edição, como diretor de fotografia. 

 

@bira_carvalho_

Edições Anteriores

Assine nossa newsletter