Ensaios Fotográficos

periferias 4 | escola pública: potências e desafios

Imagens do povo

Protagonismo Estudantil: a escola para, por e dos estudantes

Bira Carvalho
Aruan Braga
Imagens do Povo
Observatório de Favelas

| Brasil |

O programa Imagens do Povo e a Revista Periferias publicam "Protagonismo Estudantil", ensaio fotográfico que propõe o diálogo entre os trabalhos da fotógrafa Bárbara Dias e do fotógrafo Antônio Dourado, convidados da edição. No atual cenário brasileiro as disputas por uma educação pública capaz de superar as desigualdades sociais e afirmar a potência dos sujeitos oriundos das periferias se faz imprescindível, afinal, é sobretudo este o público da escola pública. Vivemos no Brasil um nítido processo de redução de investimento na educação e do cerceamento do pensamento e da ação crítica. Caminho que irá aprofundar hierarquias e segregações sociais. Este ensaio nasce como resposta a ele: primeiro, como reverência à juventude que luta pela escola pública e, em segundo lugar, como uma provocação para a retomada do protagonismo dos estudantes na afirmação de seus direitos. Tanto nas cenas deste ensaio como no cotidiano das escolas públicas brasileiras, os jovens estudantes demonstram sua capacidade para reinventar e transformar suas escolas no sentido de construir a autonomia, promover a liberdade e estimular o pensamento crítico.




 

Observatório de Favelas | Brasil |

Fundado em 2001, o Observatório de Favelas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, Rio de Janeiro. dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. A instituição tem como missão construir experiências que superem as desigualdades e fortaleçam a democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Desenvolvemos programas e projetos prioritariamente nos seguintes eixos: Direito à Vida e Segurança Pública, Comunicação, Arte e Território, Educação e Políticas Urbanas.

observatoriodefavelas.org.br

whatsapp 

@observatoriodefavelas @defavelas @defavelas

Aruan Braga | Brasil |

Aruan é diretor do Observatório de Favelas e coordenador do eixo de Políticas Urbanas da organização. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) com licenciatura completa em Sociologia (FE/UFRJ). Mestre pelo Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ) com a dissertação “Conselhos Territoriais em Favelas Cariocas: atores locais, organizações sociais e políticas públicas”.

aruan@observatoriodefavelas.org.br

Bira Carvalho | Brasil |

Bira Carvalho é Coordenador do projeto Imagens do Povo – Observatório de Favelas.

birafotos@gmail.com

Edições Anteriores

Assine nossa newsletter