fotografia

periferias 7 | desaprisionar o cárcere

Vivências Fotográficas no Degase

Bira Carvalho e Davi Marcos

| Brasil |

novembro de 2022

Ao longo de 2019, os fotógrafos Bira Carvalho (em memória) e Davi Marcos, da agência Imagens do Povo, conduziram oficinas de fotografia em unidade do sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro, como parte do projeto de pesquisa “Direito à saúde no sistema socioeducativo”, de parceria entre o Instituto Maria e João Aleixo e as universidades britânicas de Stirling, Strathclyde e Dundee.

O projeto propôs, a partir da oficina de vivências fotográficas pautadas na solidariedade e identidade, facilitar novas linguagens para a escuta de jovens em privação de liberdade.

A oficina foi construída e executada com o objetivo que os adolescentes reconhecessem, pela  fotografia, percepções sobre si próprios, sobre a instituição de privação de liberdade e também sobre a condição saúde durante o período de internação.

Um espaço de expressão e reflexão sensível aos adolescentes foi criado a partir da referência às favelas e periferias de origem dos jovens. Registros fotográficos nesses territórios possibilitaram o retorno sensível e afetivo aos seus territórios de origem e convivência social.

Onze jovens que participaram das oficinas partilharam práticas sociais e dinâmicas de convivência comunitária, como a prática esportiva em grupo, a alimentação coletiva, a circulação no território (referenciada por por meio de mapas virtuais e fotos), a promoção do autocuidado e da solidariedade.

Revelaram, assim, talento, sensibilidade e capacidade criativa e intelectual nas oficinas.

Os resultados deste processo possibilitaram a construção de diálogos e trocas afetuosas sobre os problemas e os desafios estruturais do espaço onde jovens em privação de liberdade. Acima de tudo, fortaleceram a relação de cuidado e convivência estabelecida entre os jovens.

Bira Carvalho | Maré, Rio de Janeiro, Brasil |

[em memória] Coordenador do projeto Imagens do Povo, é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e “rueiro”; gosta mesmo é de parar na Rua principal da Nova Holanda, e é desta vivência que saem inspirações para fotografar as ruas da Nova Holanda. É formado em áudio e vídeo pela Escola de Comunicação Crítica, é formado ainda em mediação de conflito pela fundação Getúlio Vargas. Morador da Nova Holanda por quase 50 anos, Bira foi uma grande liderança comunitária no Conjunto de Favelas da Maré. Sua participação na revista Periferias foi decisiva, desde a primeira edição, como diretor de fotografia. 

 

@bira_carvalho_

Edições Anteriores

Assine nossa newsletter